Univap em parceria com UNIFEOB

As aulas vão
começar, e agora?

Encontre aqui as respostas para as suas principais dúvidas.

Perguntas Frequentes

ENCONTRE A SUA DÚVIDA:

ACESSO À PLATAFORMA DE ESTUDOS

Qual meu login e senha para acessar minhas aulas?

Os seus dados de acesso ao ambiente de estudos são enviados por e-mail. E com estes mesmos acessos você pode entrar no Portal do Aluno, onde pode tirar dúvidas de secretaria, financeiro, entre outros.  

 

 

Esqueci minha senha de acesso, e agora?

Clique aqui e saiba como recuperar sua senha.  

Quais são os links devo adicionar como favoritos no meu navegador?

Lembre-se sempre de deixar o salvo nos favoritos do seu navegador de internet o Portal do Aluno, pois é por ele que você pode acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem e o ambiente de Secretaria e Financeiro.  

Qual a ferramenta utilizada para que eu realize minhas atividades?

Você irá utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma plataforma virtual supercompleta e fácil de usar, para que você tenha todos os recursos que precisa, utilizando tecnologia de ponta.  

Para acessar o ambiente, utilize o login e senha que enviamos para o seu e-mail. 

As aulas possuem algum horário fixo para acontecer?

Não. Mesmo que haja alguma aula ao vivo, esse conteúdo fica gravado no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem para que você tenha acesso sempre que necessário. 

Todas as atividades ficam disponíveis neste ambiente, e você conta com a flexibilidade do estudo EAD para organizar sua rotina de estudos, mas fique atento(a) aos prazos de encerramento de cada disciplina, e as datas e horários de avaliações.  

 Para acessar o ambiente, utilize o login e senha que enviamos para o seu e-mail.  

 

Como tenho acesso aos conteúdos das aulas?

Você acessa seus conteúdos, aulas e atividades, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Acesse o link no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. 

Depois é só clicar em “Cursos” e visualizar as disciplinas disponíveis para você. 

Onde consulto as disciplinas que estou matriculado(a)?

Acesse o link do Ambiente Virtual de Aprendizagem no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Depois, clique em “Secretaria Virtual”. E, no menu à esquerda clique em Disciplina > Disciplinas Matriculadas.   

Caso eu precise consultar meu histórico de disciplinas cursadas, como faço?

Acesse o link do Ambiente Virtual de Aprendizagem no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Depois, clique em “Secretaria Virtual”. E, no menu à esquerda clique em Disciplina > Histórico.  

Onde consulto as minhas atividades avaliativas e o prazo de realização?

Acesse o Portal do Aluno, clique em Acesso a Sistemas, com o login e senha que você recebeu por e-mail, após, clique em ambiente virtual. Depois disso, clique em Ferramentas > AVALIA (acesso a provas e prazo para conclusão das mesmas).  

Onde consulto minhas notas?

Acesse o link do Ambiente Virtual de Aprendizagem no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Depois, clique em “Secretaria Virtual”. E, no menu à esquerda clique em Notas e consulte as notas que já estão liberadas. 

Onde consulto a minha frequência?

Acesse o ambiente de Secretaria e Financeiro, com o login e senha que você recebeu por e-mail. Depois, no menu à esquerda clique em Avaliação > Frequência.  

Chegou a hora de renovar minha matrícula, como faço?

Acesse o link do Ambiente Virtual de Aprendizagem no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Depois, clique em “Secretaria Virtual”. E, no menu à esquerda clique em secretaria virtual novamente e então em "Rematrícula 

CONTATO COM PROFESSORES E TUTORES

O que devo fazer no meu primeiro dia de aula?

 A partir do primeiro dia de aula você pode começar seus estudos! O dia de início de aulas é quando os conteúdos ficarão disponíveis para você.    

Caso precise falar com seus professores e tutores, acesse o link do Ambiente Virtual de Aprendizagem no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. É lá que você envia suas mensagens. 

Basta clicar em “mensagens”, escolher a disciplina que necessita de ajuda, buscar o ícone “nova mensagem” (identificado com um sinal de +) e pesquisar o destinatário que você deseja encaminhar a mensagem.  

Como peço ajuda para os tutores?

O suporte do tutor(a) é disponibilizado através da troca de mensagens via Ambiente Virtual de Aprendizagem. Acesse inserindo o login e a senha que você recebeu por e-mail. 

Basta clicar em “mensagens”, escolher a disciplina que necessita de ajuda, buscar o ícone “nova mensagem” (identificado com um sinal de +) e pesquisar o destinatário que você deseja encaminhar a mensagem. 

Caso eu deseje conversar com meus colegas, como eu faço?

O suporte do tutor(a) é disponibilizado através da troca de mensagens via Ambiente Virtual de Aprendizagem. Acesse inserindo o login e a senha que você recebeu por e-mail. 

 Após o login na plataforma, basta clicar em “mensagens”, escolher a disciplina onde estão os colegas que você deseja conversar, buscar o ícone nova mensagem (identificado com um sinal de +) e pesquisar o destinatário que você deseja encaminhar a mensagem.    

Lembre-se de selecionar somente aqueles colegas com o quais você deseja entrar em contato.  

SECRETARIA ACADÊMICA

Caso eu necessite de apoio da Secretaria Acadêmica, como eu faço?

Acesse o link da Secretaria Virtual no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Lá você encontra uma lista de serviços que pode solicitar de forma online, além de acompanhar o andamento das suas solicitações.   

Quais os serviços disponíveis dentro do ambiente de secretaria?

Acesse o link da Secretaria Virtual no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Depois, clique em “Secretaria Virtual” e após em “Secretaria Virtual” novamente > Serviços> Nova solicitação> Adicionar Serviço. Lá você conta com serviços como:   

Atendimento Financeiro Diverso: Utilizado para esclarecimento de dúvidas financeiras.   

Requerimento Geral para Secretaria: Utilizado para esclarecimento de dúvidas de secretaria.   

Histórico Escolar: Emissão de histórico oficial da instituição.   

Atestado de Matrícula: Pode ser solicitado para fins de estágio ou outros benefícios disponíveis para estudantes.   

Histórico para simples conferência: Documento gerado eletronicamente para conferência das disciplinas cursadas.   

Aproveite! Realize o acesso ao seu ambiente de secretaria e explore as opções que estão disponíveis para agilizar seu atendimento.  

Como faço para solicitar algum serviço relacionado a Secretaria Acadêmica?

Acesse o link da Secretaria Virtual no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Depois, clique em Serviços > Nova Solicitação > Adicionar Serviço e pesquise os serviços disponíveis.  

Caso não encontre uma opção de serviço que se encaixa com a qual você procura, use a opção Requerimento Geral.  

Onde entrego minha documentação de matrícula?

Acesse o link da Secretaria Virtual no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Depois, clique em Secretaria Virtual > Envio de Documentos.  

Você deverá selecionar a finalidade do documento a ser enviado. Depois, informe o seu CPF sem nenhuma pontuação e sua forma de ingresso (por exemplo: transferência, vestibular online, Enem etc.).    

Confirme seu nome completo e selecione os documentos que você deseja enviar.   

Por fim, é só carregar os documentos e clicar em “enviar para Smartshare”.  

Caso não possua todos os documentos, não tem problema. Você poderá voltar a este menu e carregar mais documentos. Após a análise da documentação, você receberá em seu e-mail a informação sobre deferimento ou indeferimento do documento enviado. 

Como eu solicito aproveitamento de disciplinas cursadas em outra instituição?

Acesse o link da Secretaria Virtual no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Lá você conta com uma área destinada à solicitação de aproveitamento de disciplinas, no menu à esquerda.  

Após selecionar essa opção, você irá inserir seu CPF sem nenhuma pontuação, selecionar seu nome completo e anexar os documentos conforme solicitado no local indicado de sua finalidade.  

Depois de carregar os documentos que possui, clique em “enviar para Smartshare”. O prazo de resposta é estimado em 20 dias.  

Caso não possua todos os documentos, não tem problema. Você poderá voltar a este menu e carregar mais documentos. 
 
Após a análise da documentação, você receberá em seu e-mail a informação sobre deferimento ou indeferimento do documento enviado. 

Por onde eu consigo emitir declarações e atestados?

Acesse o link da Secretaria Virtual no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Lá você conta com uma lista de serviços que pode solicitar de forma online, além de acompanhar o andamento e receber o retorno das suas solicitações.   

Ao acessar a plataforma, clique em Secretaria Virtual > Serviços > Nova Solicitação > Adicionar Serviço e pesquisar os serviços disponíveis.  

Caso eu tenha algum aviso, como fico sabendo?

Acesse o link da Secretaria Virtual no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Depois, clique em Secretaria Virtual > Aviso > Avisos.   

FINANCEIRO

De que forma eu faço os pagamentos?

Os pagamentos são feitos através de boleto bancário. Acesse o link da Secretaria Virtual no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Após, clique em Secretaria Virtual depois em Financeiro > Boletos. 

Onde consulto meu extrato financeiro?

Os pagamentos são feitos através de boleto bancário. Acesse o link da Secretaria Virtual no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Após, clique em Secretaria Virtual > Financeiro > Extrato Financeiro. 

Caso eu precise realizar um acordo financeiro, como procedo?

Os pagamentos são feitos através de boleto bancário. Acesse o link da Secretaria Virtual no Portal do Aluno e coloque o login e senha que você recebeu por e-mail. Depois, clique em Secretaria Virtual > Financeiro > Acordo. 

Ainda com dúvidas?

Fale conosco:

WhatsApp OU 0800 729 1757